Cachoeira dos Treze, você conhece?

cachoeira_dos_treze_-_petropolis_-_rj

Queda: 30 metros

Trilha: fácil, 5 a 10 minutos

Localização: Estrada Petrópolis – Teresópolis

Dá o play no vídeo e vem comigo! (se inscreve lá no canal pra ficar por dentro)

Com duas quedas, sendo a menor de 15 metros e a maior de 30 metros, esta linda cachoeira fica localizada no meio da estrada Petrópolis – Teresópolis, a 13 km de Itaipava.

Também conhecida como Cachoeira da Macumba já que é usada para fins religiosos onde muitos despachos são deixados por lá.

Caminhada

A trilha fica à direita da estrada para quem vem de Petrópolis e à esquerda para quem vem de Teresópolis. Tendo início à margem do rio que fica à direita. Siga em frente por 5 – 10 minutos e chegará às águas desta bela cachoeira (sempre tendo a direção do rio a sua direita).

Existe uma trilha que leva até o topo, mas a parte de cima é bem escorregadia e já foi palco de acidentes graves que levaram à morte, infelizmente.

Precisamos aprender a respeitar nossos limites e sempre lembrar que a natureza é bem maior que nós.CYMERA_20150810_182724

Como chegar

Saindo de Petrópolis: Siga pela BR-40 em direção à Itaipava. Ao passar pelo trevo de Itaipava pegue a estrada que leva à Teresópolis. Em frente à rodoviária zere o hodômetro. Siga por +- 13 km pela estrada. Fique atento ao passar por uma ponte, logo verá à direita uma contenção de pedras amarradas com arame. Tem uma entrada à direita e uma placa escrito Córrego Açuzinho onde tem uma entrada que dá para estacionar o carro e pronto, siga até a cachu.

Saindo de Teresópolis: Siga a avenida principal de Terê até o final onde deverá virar à esquerda sentido Cascata do Imbuí (tem placas). Essa estrada é a Petrópolis – Teresópolis, siga até passar em frente ao Hotel Alpina (é grande e tem umas palmeiras enormes estilo Jd. Botânico na frente), nesse momento zere o hodômetro e siga por +- 18 km. Terá uma placa escrito Córrego Açuzinho à esquerda onde tem uma entrada que dá para estacionar o carro e pronto, siga até a cachu.

Meu olhar

Partimos de Terê

Passamos do local e dirigimos mais que 18 quilômetros. Na estrada não tem indicação alguma de cachoeira. Mas como já tínhamos passado muito dos 18 decidimos pedir informação. É, tivemos que voltar e conseguimos chegar ao nosso destino.

Tem uma placa escrito Córrego Açuzinho dos dois lados da via (esqueci de tirar uma foto!)

O ambiente é “pesado”, realmente. O primeiro poço não é limpo como gostaríamos, haviam muitos despachos.

O segundo nome dado a essa cachoeira tem fundamento, Cachoeira da Macumba. Não critico quem faz isso, aprendi desde pequena a aceitar a religião dos outros e nunca criticar. Cada um com seu cada um. Pedi licença e segui meu caminho.

Mas nada está perdido, seguindo a trilha chega-se no segundo poço. E vou te falar uma coisa, é deslumbrante olhar pro alto e ver a queda dessa cachoeira.

Não havia mais ninguém no local além de mim e do meu namorado, então não quis arriscar ir até o topo, já que é escorregadio e comum de acidentes.

No dia em que fomos, a queda d’água não estava tão forte quanto havia visto em algumas fotos.
A água do poço não era muito clara e têm muitas pedras, o sol não estava firme e a água bem gelada.

DSC_1357-01

Aproveitamos bem, o lugar é lindo!

Ao sairmos, zeramos o hodômetro e até o Hotel Alpina fizemos 17,5 km.

Se você estiver por lá, Terê, Itaipava ou Petrópolis vale dar um pulinho até o local.

DSC_1361-01

Curtiu o post de hoje? Já foi lá? Então deixa um comentário contando pra gente ;D

Quer me acompanhar em tempo real?

Então me segue no Instagram @raquelsoule

Anúncios

Um comentário sobre “Cachoeira dos Treze, você conhece?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s